sexta-feira, 27 de novembro de 2009

The reason why....

...eu escolhi ser professora.


Resolvi escrever essa série de posts sobre razões, pra alguns fatos da minha vida.
Ser professora não é algo que escolhi.A carreira me escolheu na verdade.

Lembro-me de quando cursava o primário ou o começo do ensino fundamental e percebia certos comportamentos nos meus professores, e pensava 'Quando eu estiver no lugar deles, farei isso e nào aquilo' ou vice-versa. E de repente me ocorria o pensamento 'Epa, e quem disse que eu estarei no lugar deles.Eu não serei professora quando crescer'.
Bom, os anos passaram, e chegando na sétima série, então com 13 anos abateu-se sobre mim uma louca paranóia com o pensamento do vestibular estar "próximo". Sofrer por antecipação é um dom, acreditem.
Logo me vi fuçando vários livretos guias de profissões, falando de diversas áreas.
Logo, na oitava série e no começo do Ensino Médio, decidi "Farei Letras".Não porque queria lecionar, mas sim porque gostava de Inglês e gostava de Literatura. Fazer Letras era mais uma decisão pensando numa satisfação pessoal do que pensando numa carreira.
Um ano depois uma amiga disse "Você escreve pra caramba, daria uma ótima jornalista". Aquela semente plantada desenvolveu-se e pensei "Pronto, vou fazer vestibular pra jornalismo". Um ano depois meu primo me chamou para trabalhar na Agência de Publicidade dele, e lá fui eu ser influenciada a pensar que textos publicitários eram mais interessantes que textos jornalísticos.
Chegando no último ano de estudo e no momento da hora da verdade, me estressei com a área das Comunicações e me inscrevi para Letras.Como resultado, passei.
No começo do ano seguinte, fui chamada pra dar aulas na escola em que eu estava Inglês havia dois anos. Nesse ponto eu estava começando a faculdade.
Hoje estou no terceiro ano e embora consiga imaginar outras áreas além da licenciatura, eu posso dizer que estou feliz com meu emprego atual.

Por que resolvi aceitá-lo e por que GOSTO dele?

Confesso que às vezes quero esganar alguns alunos. Quero mesmo. Principalmente aqueles pestes que não dão valor ao dinheiro que os pais estão pagando por sua educação. Mas no geral, pegar uma turma e fazê-la progredir dá uma sensação tão boa.

E quando se pega alunos que querem aprender realmente, dá vontade de fazer de tudo pra que sua aula seja a melhor aula do mundo.
Ver alunos perdendo a vergonha de falar, de tentar sem medo de cometer erros já que os mesmos são naturais do processo.Isso não tem preço.

Fora que ser professor é estar sempre me contato com gente nova, conhecer gente nova, conhecer os gostos, sonhos, anseios e personalidades de alunos novos.

É saber que o ano, ou o semestre acabam, mas as amizades ficam.

domingo, 8 de novembro de 2009

Cenas da vida real - Tomates Verdes Fritos

Pai: Vocês me fez pagar um mico federal hoje ¬¬
Eu: EUU? Por quee?!
Pai: Pediu que eu comprasse esses tomates verdes no supermercado. Uma velha parou na minha frente e ficou me olhando de olhos arregalados...devia tá pensando "Mas é besta, nunca deve ter comido tomate na vida pra tá comprando só os verdes".