segunda-feira, 16 de março de 2009

A Magia do Entardecer.

Alguns meses atrás eu estava assistindo um episódio de The L Word, onde a personagem Tasha, recém demitida da carreira militar estava sentada num sofá em completo silêncio e solidão, olhando para o nada. A personagem Alice chega em seguida e pergunta o que ela está fazendo.
-Estou sentindo como é as 6 da tarde.Eu sempre estava no batalhão essa hora.

A cena se dava na Los Angeles barulhenta, o sol se pondo, tingindo de alaranjado o ambiente externo em que elas estavam.
Banal, sem dúvidas. Mas essa cena de alguma forma me fez refletir, sobre quanto tempo fazia que EU não sentia o entardecer.E perceber isso, me trouxe uma certa tristeza...uma certa nostalgia...uma certa melancolia, por estar perdendo algo tão precioso.
O entardecer, o crepúsculo, é uma coisa linda. E você não precisa estar lá fora, sentado numa montanha - ou no banco de uma praça, se você for uma pessoa normal - vendo o sol se por para achar isso lindo.
Faça um teste.Um dia, entre 6 e 7 da tarde sente-se em silêncio.Feche os olhos, e escute os sons. Não apenas os sons mas o que está por trás deles.
Ouça o barulho do entardecer.Respire fundo e sinta o mundo em movimento à sua volta.
Você pode achar bobagem.
Você pode achar banal.
Porque a nossa vida não nos permite esse luxo.

Antes de eu começar a estudar a noite e trabalhar, eu não havia parado para dar valor a esse momento do dia.
O dia passava tão rápido. Normalmente as 6 eu estava terminando de assistir meu episódio diário de Xena Warrior Princess e depois ia me fechar no quarto e escrever. A noite chegava e o dia acabava... era uma rotina sem preocupações, sem correria, sem stress.
Eu tinha toda a oportunidade SENTIR o entardecer, mas nunca o fazia.

Hoje, eu saio do trabalho as 18:30.Tenho que chegar em casa em 10 minutos, pegar meu material e socar comida goela abaixo em no máximo 10 minutos e ir pra faculdade, trajeto qe demora mais 10 minutos. Essas malditas parcelas de 10 minutos contados...tudo cronometrado com precisão científica.O entardecer?Ele está lá fora.Mas eu não posso apreciá-lo, porque a minha rotina alucinante não permite que eu o SINTA. Quando chego na faculdade a noite já chegou. E o meu amado crepúsculo, o meu amado por do sol, os meus amados sons das 6 da tarde já passaram.

Hoje, dou valor a cada dia que não tenho aula na faculdade.
Dou o valor de sentar-me em meu quarto, perto da janela, fechar os olhos e escutar.Sentir o sol se apagando. Dar as boas vindas à noite.
Escutar o ritmo alucinado dos carros, das pessoas saindo do trabalho. Escutar a criança chorando na vizinhança.Escutar a tv do vizinho ligada alta.Escutar o cachorro latindo na rua de trás. Escutar os pássaros fazendo uma gritaria disputando uma árvore para dormir. Escutar o som da bola batendo, das crianças brincando.

E então eu me pergunto, por que deixamos passar algo tão precioso?Maldita rotina da vida moderna.

Nenhum comentário: